quinta-feira, 10 de junho de 2010

Copa do Mundo: Grupo H

Atual campeã européia, campanha com apenas uma derrota nas últimas 48 partidas, quando perdeu para os Estados Unidos por 2x0 nas semifinais da Copa das Confederações, e favorita ao título da Copa de 2010. Assim chega “A Fúria” à África do Sul. O difícil será superar o estigma de: “jogamos como nunca, perdemos como sempre.” Frase que acompanha os espanhóis em muitos mundiais.

E para largar de vez esta marca, o treinador Vicente Del Bosque tem a disposição craques de primeiro quilate, reconhecidos em clubes importantes no futebol mundial. Entre eles: Casillas e Xabi Alonso do Real Madrid-ESP, Puyol, Xavi e Iniesta do Barcelona-ESP, Fábregas do Arsenal-ING, Silva e David Villa do Sevilla-ESP e Fernando Torres do Liverpool-ING.

A Suíça surpreendeu na Copa passada. Ficou em primeiro no grupo da França (vicecampeã) e sem sofrer um gol sequer, mas nas oitavas de final perdeu por 3x0 para Ucrânia. Diante de uma oscilação deste tipo, o que se pode ter certeza é que os suíços chegam à África do Sul com a ideia de marcar muito e se sobrar um tempinho encaixar um contra-ataque.

Os chilenos tiveram duas copas de ausência. Em 2002/06 nem mesmo conseguiram superar as eliminatórias sulamericanas. Mas desta vez se classificaram em segundo, atrás apenas do Brasil. O grande destaque é o atacante Suazo, do Zaragoza-ESP. E o treinador é nada mais nada menos do que o argentino El Loco Bielsa, que foi o treinador da seleção argentina em 2002, quando nossos hermanos não passaram da primeira fase.

Para fechar as 32 seleções participantes deste mundial, a equipe que faltava é a de Honduras. É! Honduras está na Copa. É a segunda da história de Los Catrachos, a primeira participação foi em 1986, quando fez três partidas. Empatou duas e perdeu uma, e ficou na primeira fase mesmo. Mas eles têm um triunfo na galeria de troféus. Vencer a Seleção Brasileira por 2x0 na Copa América de 2001. Isso mesmo Copa América. Na ocasião a Argentina boicotou a competição e os centro-americanos substituíram os argentinos.
Mas aqui, compõem o orgulhoso grupo: “Oba! Estamos na Copa!

Para mim passam Espanha e Chile.

De o seu palpite!

2 comentários:

  1. Sem dúvidas a seleção que mais nos mete medo, que seja no soar do nome, é a Espanha. Bom, pelo menos pra mim! Accredito que Honduras, mais uma vez, não vai muito longe, falta experiência. Tomara que os hondurenhos não nos venha com nenhuma surpresa, do tipo: vencer a nossa seleção! Vai saber né?!! Rs!

    ResponderExcluir
  2. Torcerei pro Chile, confesso. Vai terminar Espanha e Chile e, se tudo der certo, rolaria um Valdivia X Brasil nas oitavas...aí a camisa amarela pesa demais.

    ResponderExcluir