sábado, 26 de junho de 2010

A África continua na Copa de 2010

As tribunas de honra do estádio Royal Bafokeng em Rustemburgo receberam presenças ilustres para acompanhar a decisão das oitavas de final da Copa de 2010. Nada mais nada menos do que o ex-presidente norte-americano, Bill Clinton, e o vocalista da banda inglesa Rolling Stones, Mick Jagger. A partida foi entre as seleções dos EUA e Gana, que foi decidida na prorrogação com o gol do ganês Gyan, que fechou o placar em 2x1 para os africanos.

No primeiro tempo o domínio de Gana se traduziu no placar de 1x0. O gol foi marcado logo aos 5min por Prince, depois da bobeada da defesa americana. O restante da primeira etapa foi dominada pelos ganeses, que tiveram quatro boas chances de aumentar o marcador contra uma única oportunidade de Gana.

Precisando ir para frente para não sair da Copa os Estados Unidos foram a frente e conseguiram o empate com Donovan em cobrança de pênalti. O segundo tempo foi o oposto do primeiro. Os EUA se apresentaram melhor, mas não conseguiram marcar mais gols e assim o jogo foi para a prorrogação.

Como no início da partida, a seleção norte-americana deu bobeira e Gyan aproveitou para marcar o segundo e derradeiro gol de Gana. 2x1 no placar final e Gana segue como a “Esperança da África na Copa” – frase estampada no ônibus ganes e que hoje é a grande realidade do continente.

A Copa de 2010 é na África, mas está longe de ser um Mundial da África. Dos seis representantes africanos apenas os “Elefantes” passaram da primeira fase e agora igualam a melhor campanha de uma equipe africana em copas – a de Camarões em 1990.

Os americanos chegaram à África do Sul com o slogan de “Yes, we can!” utilizado pelo atual presidente, Barack Obama, na campanha presidencial nos EUA. Mas saem sob os olhos do antigo chefe da Casa Branca ao som de um dos clássicos dos Stones, interpretada por Mick Jagger:

Satisfaction

“I can't get no, oh, no, no, no
Hey, hey, hey, that's what I say
I can't get no satisfaction
I can't get no girl reaction
Cause I try and I try and I try and I try
I can't get no”


*fotos: terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário