segunda-feira, 7 de junho de 2010

Copa do Mundo: Grupo A

Oito grupos separam 32 seleções que buscam conquistas diferentes entre elas em meio à 19ª edição da Copa do Mundo de Futebol, que acontece na África do Sul, entre os dias 11 de junho e 11 de julho de 2010. Poucas disputam o título, algumas já se acham vencedoras apenas por chegarem à África e outras buscam ao menos passar da primeira fase dos jogos. Entre favoritos e azarões vai aqui uma análise de cada um dos oito grupos da Copa do Mundo de 2010.

Como não poderia ser diferente o primeiro grupo a se analisar é o Grupo A. Grupo que hospeda os anfitriões dos jogos, a África do Sul, que disputa a terceira Copa de sua história. A equipe dirigida por Carlos Alberto Parreira, treinador que chega a sua oitava participação em mundiais, luta para não ser a primeira seleção anfitriã a não passar da primeira fase.

Mas a missão é complicada, já que os sulafricanos dividem o grupo com México, Uruguai e França. É bem verdade que França e Uruguai, nações que já conquistaram Copas do Mundo, não chegam à África como favoritas, e o México não chega a ser um bicho papão em meio a outras seleções, mas ainda assim, a frágil seleção da África do Sul não deve estar entre as duas que seguem as oitavas de final.

Após a conquista de 98 é a primeira Copa que os franceses disputam sem Zinedine Zidane, e a esperança desta vez está nos pés de Ribery, craque do Bayer de Munique – atual vice campeão da Champions League – e também nas mãos de Henry, já que foi assim que os Bleus garantiram presença nesta Copa – com um gol irregular marcado por Gallas, contra a Irlanda, após o craque do Barça ter ajeitado a bola com a mão antes de fazer o passe.

Com todo respeito à tradição Uruguaia em mundiais – campeões em 1930 jogando em casa e em 1950 no Brasil – a celeste, que tem como destaque o atacante Forlan, não chega como força temida para a Copa de 2010. Basta lembrar que na última Copa os Uruguaios ficaram de fora, após serem eliminados na repescagem pela seleção da Austrália.

Com 13 copas na bagagem e tendo chegado por duas vezes as quartas de final, os mexicanos buscam uma boa campanha fora de seus domínios, já que as duas melhores campanhas aconteceram em 1970 e 1986, quando ambas as Copas foram realizadas no México.

Na minha opinião passam as oitavas a França e o México, mesmo torcendo para que a África do Sul passe ao menos da primeira fase. Esse é o meu palpite, e para você, quem passa neste Grupo A?


2 comentários:

  1. Esse é o grupo mais complicado de palpitar, ninguém tá jogando grande coisa. Chuto Uruguai e França. Mas pode acontecer de tudo.

    ResponderExcluir
  2. Queria tanto que a África do Sul seguisse na competição.
    Vamos lá Bafana Bafana!

    ResponderExcluir