terça-feira, 8 de junho de 2010

Copa do Mundo: Grupo B

Argentina, Nigéria, Coreia do Sul e Grécia. Essas são as quatro seleções que compõem o Grupo B da Copa 2010. Nada melhor para uma equipe que chegou à África muito questionada. A Argentina fez uma campanha pífia nas eliminatórias sulamericanas para o mundial. E enfrentar times com pouca tradição em mundiais pode ser a saída para a Argentina de Maradona estabelecer um padrão de jogo próximo do que esperam os argentinos.

Los hermanos argentinos sofreram para garantir a classificação, obtendo apenas o quarto lugar nas eliminatórias, mas se engana quem pensa que a bicampeã (1978/1986) chega à África do Sul com uma equipe ruim. Messi (o melhor do mundo), Higuain (destaque do Real Madri), Teves (o leão do Manchester City), Veron (comandante do atual campeão da Libertadores, Independiente-ARG), Samuel (zagueiro da Inter-ITA), Di Maria (destaque do Benfica-POR), Masquerano (volante do Manchester-ING) etc. Jogadores que chamam a atenção de quem é acostumado a acompanhar futebol. A dificuldade está no poder técnico de Maradona como treinador, que deixou de fora jogadores como Zanneti e Cambiasso, da Internazionale de Milão e que ainda não conseguiu dar liga a equipe.

Mas e os adversários da Argentina, como chegam a Copa? A Nigéria está longe de ser aquela que em 1994/98 chegou as oitavas de final da competição. As esperanças nigerianas ficam sobre os ombros de Oba Oba Martins. Bom jogador, que chama atenção mais pelas piruetas nas comemorações do que pelos gols que geram as cambalhotas. Bom lembrar que em 2002 nigerianos e argentinos foram eliminados na primeira fase, quando caíram no mesmo grupo.

Mas naquela ocasião os adversários eram a Suécia e a Inglaterra e não a Grécia e a Coreia do Sul. A grande conquista grega no futebol foi a Eurocopa de 2004, quando bateram os portugueses. Com exaltação ao antifutebol. Em Copas nenhuma tradição, três jogos e três derrotas. A seleção da Coreia do Sul já possui um histórico mais respeitado, em 2002 foi anfitriã e chegou à quarta colocação, mas para repetir tal desempenho vai precisar que os árbitros que operaram a Espanha e a Itália repitam a robalheira da ocasião. Tem um jogador interessante, Park Ji Sung, o atual substituto de Cristiano Ronaldo no Manchester United da Inglaterra.

Meu palpite é que a Argentina passa fácil e para a segunda vaga, passa a Nigéria, devido o apoio da grande colônia nigeriana na África do Sul, que deve empurrar a equipe em campo.

E você, concorda, discorda? Palpita aí!

2 comentários: