terça-feira, 22 de junho de 2010

Argentina e Coreia do Sul nas oitavas

Nesta fase da Copa do Mundo os jogos que incluem as seleções do mesmo grupo acontecem concomitantemente. Isso para que uma equipe não tenha vantagem em relação à outra. Por jogar sabendo de quanto precisa ganhar, ou se pode empatar para se classificar, e por aí vai. Diante disso, sobra a quem adora futebol, quando dispõe apenas de uma televisão, escolher um dos jogos para assistir.

Diante das opções: Coreia do Sul contra Nigéria e Argentina frente à Grécia. O pensamento lógico coloca na balança um peso maior para os argentinos. Tem um bom elenco, o melhor jogador do mundo – Messi – em companhia de Milito, Aguero, Veron. Com o agravante de que essa Nigéria não havia vencido ninguém na Copa.

Mas conforme o tempo vai passando vem o arrependimento, porque a Argentina entra em campo burocrática, e a Grécia não sabe jogar futebol. Mas ainda existia a esperança de um lampejo de genialidade de Lionel Messi. Mas acabei vencido logo no início do segundo tempo, quando a Coreia do Sul virou o jogo pra cima dos nigerianos.

Quando mudei de canal já estava 2x1 para os sul-coreanos. Uche havia aberto os trabalhos aos 12min e Jung Soo empatado aos 38min, ambos no primeiro tempo. Com 4min do reinício da partida, Chu Young fez um gol de falta.

O jogo era ótimo, mesmo com as falhas técnicas, de posicionamento, com a inocência coreana e com a irresponsabilidade nigeriana. Aliás, mesmo não, muito por tudo isso aí.

O gol de empate veio em uma cobrança de pênalti de Yakubu aos 24min do segundo tempo. Bateu muito bem, com calma, esperando o goleiro da Coreia do Sul escolher o canto para depois deslocá-lo. Normal, não tivesse ele perdido um gol incrível, a cinco palmos da linha do gol, sem goleiro, chutando para fora. Queeee jogo!

Não bastassem todas estas emoções, a classificação mudava de acordo com os acontecimentos dos dois jogos. Com a vitória parcial, os nigerianos estavam próximos das oitavas – mas ainda dependendo de uma vitória argentina. Com o empate a Coreia garantia a vaga, mais se a Grécia fizesse um gol se classificaria. Quando os coreanos viraram parecia que estava certo. Argentina e Coreia do Sul na próxima fase.

Quando veio o gol da virada nigeriana, a vaga continuava com os coreanos, mas criava a chance de uma virada da seleção da Nigéria e, assim, a classificação do time africano. Isso porque a Argentina estava vencendo a seleção grega. E foi quando Obafemi Martins entrou sozinho na área, cara a cara com o goleiro... e deu um tapinha por cima do goleirão Sung Ryong, mas a bola foi pra fora, aos 35min do segundo tempo.

Fim de jogo em 2x2 e a classificação de Argentina e Coreia do Sul, que enfrentam México e Uruguai nas oitavas de final, respectivamente.

Só para constar, no segundo tempo Messi resolveu ter certos lampejos. Finalizou na trave, fez jogada driblando quatro jogadores e finalizando bem, e teve também, o gol de Palermo na sua estréia em Copas. Coisas que acontecem quando se tem que escolher uma partida para assistir em uma Copa do Mundo.

*fotos: terra.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário