quarta-feira, 23 de junho de 2010

Quem disse que o futebol não é justo

O Grupo C da Copa da África do Sul abrigava as seleções da Inglaterra, Eslovênia, Argélia e Estados unidos. Como previa o regulamento da competição, nesta fase as equipes do mesmo grupo se enfrentam no mesmo horário. Assim, ingleses e eslovenos jogaram no Nelson Mandela Bay e argelinos e norte-americanos se enfrentaram no estádio Loftus Versfeld, ambos às 11h, no horário de Brasília.

As equipes que vencessem seus jogos garantiriam a classificação para a próxima fase. A Eslovênia era a única seleção, que mesmo perdendo, poderia se classificar para as oitavas de final, desde que o jogo entre EUA e Argélia terminasse empatado. E deve ter sido por conta disso que os eslovenos deixaram de jogar futebol frente à Inglaterra.

Foram noventa minutos de passeio em campo, apenas viram os inventores do futebol jogar. A Inglaterra aproveitou a situação e fez a sua melhor apresentação até aqui. Venceram por 1x0 com gol de Defoe aos 23min do primeiro tempo.

O jogo terminou e a classificação mostrava que ingleses e eslovacos seguiam na Copa. Mas logo após o apito final do árbitro alemão – Wolfgang Stark – na outra partida, Donavam marcava o gol da vitória norte-americana contra a Argélia e, consequentemente, o da classificação dos Estados Unidos para as oitavas do Mundial.

Neste ponto, o futebol fez justiça. Diante do que apresentou nesta última partida, a Eslováquia não merecia seguir na Copa. Mais preocupada com o resultado do outro jogo, a Eslováquia esqueceu de fazer a sua parte. Já do outro lado os jogadores da seleção dos Estados Unidos colocavam em campo toda disposição. Em um jogo aberto sofreram, mas criaram muito mais chances de vencer. Impressionante como a Jabulani cismava em não entrar no gol.

Então, aos 46min do segundo tempo, os Deuses do futebol resolveram dar uma chance para Donavam fazer justiça. A Jabulani se ofereceu ao camisa 10, que diante do goleiro já caído só cutucou a bola para dentro.

Não fosse esse gol, a seleção dos Estados Unidos seria desclassificada depois de dois erros de arbitragem: o primeiro contra os eslovenos, quando o gol da virada em 3x2 marcado por Altidore foi mal anulado e o jogo terminou empatado em 2x2. E o segundo no jogo contra a Argélia, com um novo gol foi anulado, também de forma equivocada, desta vez quem finalizou foi Dempsey.

Agora EUA, primeiro do grupo, e Inglaterra, segundo colocados, esperam o resultado do Grupo D, que tem as seleções da Alemanha, Gana, Sérvia e Austrália. Pode até pintar um confronto entre Alemanha e Inglaterra já nas oitavas de final da Copa 2010.

*fotos: terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário