quarta-feira, 16 de junho de 2010

Espanha conhece a zebra.

Com propostas diferentes de jogo, Espanha e Suíça fizeram a melhor partida desta primeira rodada da Copa do Mundo da África do Sul. Enquanto os espanhóis eram todo ataque, os suíços apostaram em se fechar na defesa e só se aventurar ao campo de ataque quando a chance fosse realmente muito boa. E dentro de cada escolha a “Nacional Suíça” saiu-se melhor e venceu por 1x0, com gol de Fernandes, aos 6min do segundo tempo.

A “Fúria” finalizou 25 vezes durante o jogo contra 8 finalizações dos suíços. A equipe do treinador Vicente Del Bosco por ser muito leve acabou tendo dificuldades para vencer a forte zaga suíça, que – conforme comentário do narrador Milton Leite – diferentemente dos queijos suíços não tinha um furinho sequer. Caso Fernando Torres estivesse com ritmo de jogo, o resultado poderia até ter sido outro.

A forma de jogar da Suíça não é nenhuma novidade. Se olharmos a última Copa, realizada na Alemanha em 2006, esta equipe não sofre gols em Copas do Mundo a cinco jogos. Os suíços foram eliminados em 2006 após uma campanha em que não sofreram gols e nem foram derrotados durante o tempo regulamentar. A eliminação veio nas oitavas de final, na disputas por pênaltis contra a Ucrânia.

Aos espanhóis uma teoria sempre é levantada em Mundiais. “Jogamos como nunca, perdemos como sempre.” Desta vez, acredito que a ordem precisa ser alterada. “Jogamos como sempre, perdemos como nunca”. Isso porque a seleção espanhola se apresentou bem, bom passe de bola, posse de 63%, e não perdia para uma seleção européia há 37 partidas.

E se até o momento não se via a zebra em plena África do Sul, ela resolveu desfilar suas listras pretas e brancas, justo na estréia de uma das principais favoritas à conquista do Mundial.

O pior de tudo isso, é que agora o Dunga vai dizer: Tá vendo aí! Os favoritos que jogam bonito perderam. Nós vencemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário