terça-feira, 15 de junho de 2010

Análise fria! Na próxima tento achar graça nesta Seleção Brasileira

A equipe de Dunga estreou na Copa do Mundo de 2010 com vitória. Magra, mas com vitória. Venceu por 2x1 a seleção da Coreia do Norte, com gols de Maicon e Elano. O gol coreano foi marcado por Yun Nam.

No primeiro tempo a Seleção Brasileira não conseguiu superar o ferrolho norte coreano. Não que o sistema defensivo da Coreia tenha sido infalível, mas a falta de criação do meio campo brasileiro foi determinante. Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká, assim foi armado o time brasileiro. Isolado na função de criação, e ainda sem ritmo de jogo, o meia do Real Madrid-ESP não conseguiu dar volume ao ataque da Seleção.

Na segunda etapa os volantes brasileiros passaram a apoiar mais e as jogadas de ataque passaram a acontecer com mais naturalidade e com mais constância. Foi assim que os gols acabaram saindo.

No primeiro gol (10min 2º T), Maicon recebeu bom passe de Elano e – segundo ele – chutou para o gol sem ângulo. Um golaço, não fosse – em minha opinião – à tentativa do lateral brasileiro cruzar para o meio da área. Mas neste lance já se percebe a aproximação dos volantes nas jogadas de ataque.

No segundo tento brasileiro (26min 2º T), Robinho deu um passe primoroso para Elano deslocar o goleiro coreano e marcar um belo gol. Novamente observa-se jogadas de velocidades com os jogadores do meio campo chegando de trás. Arma importantíssima a ser usada com defesas muito fechadas, como ocorreu neste jogo.

Dunga fez algumas substituições no intuito de marcar mais gols, pois sabe que o saldo pode decidir quem segue e quem fica pelo caminho neste grupo equilibrado, que ainda tem Costa do Marfim e Portugal. Entraram Nilmar, Daniel Alves e Ramires, nos lugares de Kaká, Elano e Felipe Melo, respectivamente. Mas não adiantou.

Não pense que o gol marcado pela Coreia do Norte seja de todo um desastre. A jogada finalizada por Yun Nam (43min 2º T) serve de alerta para o grupo de Dunga. Alerta de que o Brasil se apresentou mal e que não seria necessário usar três volantes para enfrentar uma equipe que pouco ataca.

Só espero que o Dunga não pense que sofreu o gol por ter colocado o time pra frente, senão é capaz dele tirar o Kaká ou o Robinho para escalar o Josué.

Nenhum comentário:

Postar um comentário