domingo, 11 de julho de 2010

A melhor seleção do mundo

Rezas, choros, desespero, supertições. Vale tudo, pois é final de Copa do Mundo. Mas, além disso, para duas seleções nunca antes campeãs do mundo sobrou tensão e faltou futebol na decisão da Copa da África do Sul. Ainda assim, neste 11 de julho de 2010, os Deuses do futebol premiaram quem buscou jogar futebol no Soccer City. Com um gol de Iniesta, aos 11min do segundo tempo da prorrogação, a Espanha conquista seu primeiro mundial e a Holanda é, pela terceira vez na história (74/78/2010), vicecampeã mundial de futebol.

Os noventa minutos do tempo regulamentar desta decisão não fez jus ao futebol apresentado por ambas as equipes durante o Mundial. A Holanda entrou em campo com o intuito de não deixar os espanhóis jogarem. E para isto utilizaram o antijogo como artifício. Estranhamente os jogadores da Espanha, ao invés de imporem seu estilo de jogo, utilizaram da mesma arma. Largaram a muleta e passaram a chifrar o touro laranja.

Foram 47 faltas, com 13 cartões amarelos e um vermelho. A violência apareceu muito em função da conivência do árbitro Howard Weeb, que aos 28min do primeiro tempo poderia ter levado algemado o holandês De Jong – que voou com a sola da chuteira no peito de Xabi Alonso. O árbitro que é policial na Inglaterra foi passivo também no revide de Iniesta sobre Van Bommel  na segunda etapa da partida.

Por conta da preocupação exagerada em não sofrer gols de ambas as seleções, só houve uma grande chance de marcar nos primeiros noventa minutos, que apareceu por parte da Holanda. Em rara aparição de Sneijder, que colocou Robben frente a frente com Casillas. O goleiro espanhol evitou o gol com a pontinha da chuteira.

Iniciada a prorrogação o que se viu foi uma Holanda cansada, já sem forças de segurar o ímpeto espanhol. O domínio foi digno do que apresentou durante toda Copa. A Espanha tomou conta das ações ofensivas e conseguiu, enfim, impor sua forma de jogar. Passe de bola envolvente até o momento da conclusão.

A Espanha marcou apenas oito gols em sete partidas, com dois sofridos. Mas essa equipe espanhola vencedora da Copa de 2010 entra para história, não como a campeã do 1x0, mas como a seleção dona da bola. Em todas as partidas com maior posse que o adversário, com mais finalizações e imponente na sua forma de jogar. E o mais importante, acreditou em uma linha de pensamento. Vencendo ou perdendo os espanhóis respeitaram as características de seu futebol.

Os espanhóis agora podem gritar aos quatro cantos do mundo: Jogamos como sempre e vencemos como nunca! A Espanha conquista sua primeira Copa do Mundo e se junta a um grupo seleto de mais sete seleções (Alemanha, Argentina, Brasil, França, Inglaterra, Itália e Uruguai) campeãs mundiais. Com as conquistas da Eurocopa de 2008 e do Mundial de 2010 a Espanha está no topo do mundo do futebol.

*foto: terra.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário