terça-feira, 6 de julho de 2010

Louros aos derrotados

Do ostracismo às semifinais como grande surpresa da Copa do mundo de 2010. Assim foi a campanha uruguaia desde as eliminatórias até a derrota para a Holanda por 3x2, neste 06 de julho, no estádio Green Point.

Classificada na bacia das almas, quando derrotou a Costa Rica na repescagem das eliminatórias da Copa, o Uruguai se mostrou valente durante toda a campanha neste Mundial, mesmo na derrota para os holandeses, que nitidamente possuíam uma equipe mais talentosa que a uruguaia.

O primeiro tempo foi de pouco produção ofensiva das duas partes, mas ainda assim saíram dois gols. Van Bronckhorst acertou uma pancada na gaveta, aos 18min e abriu o placar para a Holanda. Também de fora da área, mas como uma ajudinha da Jabulani, Forlan empatou o jogo aos 41min.

Até os 25min da segunda etapa o jogo tomava a mesma conotação do primeiro tempo – muita marcação e pouco espaço para jogadas de ataque – mas foi neste momento, que o a Celeste Olímpica cochilou e Sneijder aproveitou os três minutos de sono dos jogadores uruguaios e decidiu o jogo.

Primeiro ele mesmo marcou, aos 25min, com desvio no zagueiro e com auxílio da posição irregular de Van Persie – mas o árbitro validou – o outro lance foi logo em seguida, aos 28min. Cruzamento perfeito de Sneijder na cabeça de Robben, que cabeceou onde o goleiro só podia torcer – no cantinho oposto de Muslera.

Para criar um drama, os uruguaios ainda diminuíram com Pereira, aos 47 do segundo tempo, mas já era tarde. Mesmo derrotada a seleção uruguaia merece os parabéns, desde 1970, não chegavam tão longe em uma Copa do Mundo – e ainda disputam o terceiro lugar frente ao derrotado do confronto da outra semifinal entre Alemanha e Espanha. A Holanda agora vai a terceira final de Copa de sua história.

Em 1974 e 1978 foram derrotados por Alemanha e Argentina, respectivamente. O futebol era outro, muito mais encantador. Mas quem sabe usando a eficiência esta equipe faça justiça aos craques do passado, conquistando o primeiro título mundial da Laranja – hoje muito mais mecânica do que no passado.

*fotos: terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário