quarta-feira, 7 de julho de 2010

A bola é da Espanha

Melhor durante toda a semifinal, em Durban, frente à Alemanha, a Espanha vence por 1x0, com gol de Puyol, aos 28min do segundo tempo e se classifica para a primeira final de Copa do Mundo de sua história. A Copa da África terá um campeão inédito, pois nem Holanda nem Espanha nunca conquistaram um Mundial de futebol.

Como nos demais jogos, mesmo na derrota da estréia para a Suíça por 1x0, os espanhóis impuseram o modo de jogar desta seleção. Venceram fazendo a bola rodar, sem dar ao adversário a chance de criar jogadas de ataque. Alguns números revelam a superioridade da Espanha frente os alemães.

Foram 13 finalizações contra apenas 5 da Alemanha, com uma posse de bola que no final do primeiro tempo fechou em 57% para os espanhóis em vantagem a tricampeã Alemanha. Chama ainda mais atenção a quantidade de passes efetuados pela seleção da Espanha – 731 contra 589 – Xavi foi o grande maestro espanhol com 92 passes corretos. Impressionante o gol ter saído em uma cobrança de escanteio, mas são coisas do futebol.

Esta semifinal reuniu os dois finalistas da Eurocopa de 2008, em que a Espanha conquistou após vencer pelo mesmo placar de hoje a Alemanha, 1x0. Diferente do que vai ser a final deste Mundial. A Copa da África do Sul é a primeira em alguns pontos interessantes: é a primeira no continente africano, a primeira em que, ao menos uma das potências Argentina, Alemanha, Brasil e Itália não fazem a final da competição e por conta disso terá um campeão inédito. E será a primeira vez que uma seleção européia conquista o título fora de seu continente.

Conhecidos como a “Fúria” essa equipe veio para a Copa de 2010 para mudar este estereótipo. Quem assiste a atual seleção espanhola em campo, com certeza a chamaria de “Calma”. E é com esta calma que a Espanha enfrenta a Holanda na final da Copa no dia 11 de julho. Alemães e uruguaios lutam pela terceira colocação um dia antes, no dia 10 de julho. Ambos os jogos acontecem às 15h30min.

*foto: terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário