quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O Santos é Campeão da Copa do Brasil

O Santos conquista pela primeira vez em sua história o título da Copa do Brasil. Na final, disputada nesta quarta-feira, o Peixe, que havia vencido por 2x0 o time do Vitória-BA na semana passada na Vila Belmiro, perdeu por 2x1 no Barradão. No placar agregado 3x2 para o Alvinegro praiano, que com o melhor ataque da história da competição – 39 gols – garante vaga para a Taça Libertadores do ano que vem.

A partida decisiva foi digna de uma final de campeonato, com ambas as equipes tendo um adversário em comum: a lama que tomou conta das intermediárias dos dois lados do campo. O Vitória tomou a iniciativa no ataque e partiu para cima do Santos. Os atletas santistas tiveram a percepção do jogo, principalmente Robinho, e passaram a desacelerar o jogo com toque de bola, mesmo em um gramado castigado pelas chuvas recorrentes em Salvador-BA, nestes últimos meses.

Edu Dracena marcou o primeiro gol do jogo aos 44min do primeiro tempo. Neymar – artilheiro da Copa do Brasil com 11 gols – colocou a bola na cabeça do zagueirão santista, que ofereceu o gol ao Lorenzo, filhinho do camisa 2 que tem chegada prevista para dezembro.

A equipe baiana não havia sofrido um gol sequer no Barradão durante toda Copa do Brasil, mas tomou um logo no jogo em que precisava reverter uma diferença de dois gols conquistada pelo Santos na Vila Belmiro. Para o título ficar na Bahia seria necessário quatro gols do Vitória. Que marcou dois, o primeiro com Wallace – exatamente ele que disse que suaria sangue se fosse necessário para a conquista do título – aos 11min e o segundo com Junior aos 32min, ambos no segundo tempo.

Não foi o bastante! O Santos volta de Salvador na Bahia, com o segundo título na temporada e a garantia de que no ano que vem tem vaga certa na Taça Libertadores da América de 2011. Oportunidade para o Peixe remontar o elenco para o restante do campeonato e para a temporada de 2011. Uma vez que o elenco santista sofre, a partir de hoje um desmanche. 

André fez sua última partida para se apresentar ao Dinamo de Kiev, na Ulcrânia, Robinho se reapresenta ao Manchester City, na Inglaterra e outros jogares sofrem com as sondagens de clubes europeus, como é o caso do meia Wesley que tem proposta do Werder Bremen, da Alemanha e do Benfica de Portugal.
   
Encerrado o jogo o treinador do Santos, Dorival Junior, fez questão de enaltecer o modo de jogar do Peixe e lembrou a derrota da Copa do Mundo de 82 na Espanha, quando a Seleção Brasileira apresentou um futebol ofensivo e de brilho e foi derrota pela Itália e eliminada da Copa. Dorival afirmou que as conquista do Santos servem para demonstrar que o futebol é criação, que o futebol é espetáculo.

Parabéns ao Santos Futebol Clube, campeão da Copa do Brasil de 2010.

Ouça o podcast da matéria:


Nenhum comentário:

Postar um comentário