terça-feira, 4 de maio de 2010

Quase vilão!

Em uma partida em que a equipe do São Paulo foi superior ao Universitário-VEN durante os 90 minutos e, ainda assim, terminou empatada em 0x0, o goleiro Rogério Ceni poderia ter sido o vilão da desclassificação tricolor na noite desta terça-feira (03/05), no estádio Morumbi. Mas se consagrou como herói do jogo ao defender duas cobranças e levar o time paulista às quartas-de-final da Taça Libertadores da América.

Após empatar sem gols com o time do Universitário, na Venezuela, bastava ao São Paulo uma vitória simples para seguir na Libertadores. Para isto, o técnico tricolor, Ricardo Gomes, abdicou de um homem de área fixo, ao não escalar Washington, e optou pela velocidade, ao colocar em campo Dagoberto e Fernandinho. A ausência de uma referência entre os zagueiros venezuelanos custou caro ao São Paulo, que teve apenas uma chance clara de gol em todo primeiro tempo, quando Rodrigo Souto cabeceou uma bola na trave aos 18 minutos.

Para a segunda etapa, Ricardo Gomes sacou o meia Jorge Wagner e colocou o Coração de Leão, Washington. A equipe passou a criar mais chances, mas na mesma proporção que as criava, também as perdia. Incrível o gol perdido por Marlon dentro da pequena área, sem goleiro, após o cruzamento de Dagoberto, aos sete minutos do segundo tempo.

Com erros sucessivos na hora de colocar a bola para dentro do gol venezuelano, a partida terminou empatada em 0x0, mesmo placar do primeiro confronto. O que fez com que a disputa fosse para a cobrança de pênaltis. E coube a Rogério Ceni, capitão e maior artilheiro do clube na história da Libertadores, ser o primeiro a cobrar. Eis que então se apresentou o vilão. Rogério cobrou fraco, à meia altura e o goleiro Llontop defendeu.

Mas o futebol tem seus caprichos, e aquele que poderia ser responsável pela eliminação do São Paulo se tornou o grande herói da noite ao defender as duas cobranças seguintes do time do Universitário. Fernando e Galván cobraram para duas grandes defesas do arqueiro tricolor, que ainda viu Labarthe mandar a bola para fora. Com Hernanes e Marcelinho Paraíba tendo garantido suas cobranças restou a Dagoberto decretar a classificação do São Paulo às quartas-de-final.


Caso não haja mais nenhuma surpresa, o São Paulo deve enfrentar o Cruzeiro na próxima fase. A equipe mineira entra em campo nesta quarta-feira (05/05) contra o Nacional-URU, com a vantagem de ter vencido o primeiro confronto por 3x1 no Mineirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário