segunda-feira, 19 de abril de 2010

Para enxergar a realidade

Muitos jogadores de futebol se tornaram ídolos de gerações pelas conquistas por eles alcançadas durante a carreira. Mas não só por isso, também por sua conduta fora dos gramados, demonstrando respeito a seus torcedores e também pela imagem que deixam para a sociedade.

Adriano (O Imperador) conquistou fama e sucesso após a saída dele do Flamengo para o futebol italiano, onde brilhou, principalmente, na Inter de Milão. Retornou ao Brasil com a ameaça de deixar o futebol após uma sequência de escândalos envolvendo seu nome na Itália.

No Rio de Janeiro, encontrou novo ânimo para o retorno para os gramados. De volta a sua comunidade e ao clube que o projetou, o Flamengo, Adriano se viu em casa e assim passou a ser ídolo da maior torcida do país. Diante de tantas regalias, o Imperador se sentiu em casa.

Adriano conquistou a torcida marcando gols decisivos pelo Rubro-negro. Mas como já dito anteriormente, um ídolo não se faz apenas de conquistas dentro de campo. Se dentro dele Adriano se mostrou infalível, fora dele dá provas de fracasso. Com o nome estampado nas capas das colunas sociais e também das manchetes criminais dos jornais, Adriano faltava a treinos e deixava de fazer parte do elenco em jogos importantes. Mas ainda assim, quando entrava em campo era decisivo e marcava os gols necessários para sair do maracanã como grande herói do domingo.

E assim, deixou uma legião de admiradores, em sua grande maioria crianças, com a ideia de que é possível se aventurar em baladas, deixando de lado as responsabilidades, faltando aos treinos, sendo que nos jogos fazia valer seu salário e R$ 450 mil com os gols. Para os garotinhos, há muito tempo carentes de um ídolo que dê razão ao título, o exemplo de Adriano é a prova de que é possível vencer mesmo com tantas ações equivocadas.

Por isto, mesmo aos flamenguistas, uma coisa boa aconteceu com a perda do pênalti do Imperador. A lição de que é preciso enxergar a realidade. Três semanas sem treinar e sem jogar refletem no desempenho de qualquer atleta. Adriano precisava errar aquela cobrança para mostrar a o todos que os imperadores caem quando não zelam por seus Impérios, até mesmo o Império do Amor.

Que saudade daquele camisa 10 da Gávea!

Nenhum comentário:

Postar um comentário