quinta-feira, 18 de março de 2010

Os 23 de Dunga...

Dunga tem 19 dos 23 jogadores, que irá levar à África do Sul, decididos em sua cabeça. Quatro jogadores ainda cabem em sua lista final, e as dúvidas estão em um dos zagueiros, os dois laterais esquerdos e um dos volantes.

A lista:

Goleiros
Julio Cesar (Inter de Milão – ITA)
Doni (Roma – ITA)
Victor (Grêmio – BRA)

Laterais direitos
Maicon (Inter de Milão – ITA)
Daniel Alves (Barcelona – ESP)

Zagueiros
Lúcio (Inter de Milão – ITA)
Juan (Roma – ITA)
Luisão (Benfica – POR)
[Miranda (São Paulo – BRA) / Alex Silva (São Paulo – BRA) / Thiago Silva (Milan – ITA)]

Laterais esquerdos
[Michel Bastos (Lyon – FRA / Gilberto (Cruzeiro – BRA) / Marcelo (Real Madri – ESP)]
?

Meio campistas
Gilberto Silva (Panathinaikos – GRE)
Josué (Wolfsburg – ALE)
Felipe Melo (Juventus – ITA)
Elano (Galatasaray – TUR)
Ramires (Benfica – POR)
Julio Baptista (Roma – ITA)
Kaká (Real Madri – ESP)
?  [Kleberson (Flamengo – BRA) / Sandro (Internacional – BRA) / Ronaldinho (Milan – ITA)

Atacantes
Robinho (Santos – BRA)
Nilmar (Villarreal – ESP
Luis Fabiano (Sevilla – ESP)
Adriano (Flamengo – BRA)

Vamos por ordem, às dúvidas:

Na defesa, entre os três possíveis convocáveis para a última vaga da zaga brasileira, eu prefiro o zagueiro do Milan, Thiago Silva. Não por ser extraordinariamente melhor que os dois demais que disputam a vaga com ele, mas por ter características mais próximas a de Juan, enquanto Luisão e Lucio têm um tipo de jogo mais próximo.

Na lateral esquerda Dunga tem algumas possibilidades táticas antes mesmo decidir pelos nomes que irá escolher. A primeira opção é a mais tradicional, levar dois laterais para o lado esquerdo. A segunda opção é levar apenas um lateral esquerdo de ofício e abrir mais uma vaga no meio campo.
Caso Dunga opte pela segunda opção, o treinador da Seleção pode usar o lateral Daniel Alves como possível opção na esquerda. Situação que Dunga fez uso na Copa das Confederações, quando venceu à África do Sul.
Só pra deixar a minha opinião, eu prefiro a segunda opção, já que nenhum lateral agradou usando a camisa 6 da Seleção. Levaria o lateral do Real Madri, Marcelo, e aproveitaria a outra vaga para levar Ronaldinho Gaúcho.

Para a última vaga no meio, mais especificamente de último volante, novas opções táticas se abrem para o treinador da Seleção Brasileira. Primeiro é preciso observar que dos sete jogadores escolhidos para compor o meio campo, cinco jogam ou já jogaram na posição de volante (Gilberto Silva / Elano / Josué / Julio Baptista / Felipe Melo).
Assim, se Dunga optar por levar dois laterais esquerdos de ofício fechando a possibilidade de uma vaga a mais no meio campo, o treinador pode optar por mais um meia ofensivo, já que para a vaga em aberto (reserva do Elano) podem ocupar a posição o meia, Ramires e também o lateral, Daniel Alves.
No caso de apenas um lateral esquerdo, com a utilização da vaga para mais uma opção no meio campo e pensando em Ronaldinho na vaga, a melhor opção é o nome de Kleberson, meia do Flamengo, campeão mundial com a Seleção em 2002.

Esta é a minha análise em relação às quatro dúvidas de Dunga para 2010, na África do Sul. Mas e a sua qual é?
Mande a sua opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário